Resenha: Caçada (House of Night #5) por P.C. Cast e Kristin Cast


Título Nacional: Caçada (2010)
Nº de páginas: 400
Genêro: Ficção
Editora: Novo Século
Tradução: Johann Heyss
ISBN: 9788576793113
Nota: 3/5

 Sinopse

Novos personagens e cenários são inseridos neste quinto livro da série HOUSE OF NIGHT. Neferet, após conquistar um novo e poderoso aliado, Kalona, vira as costas para a Deusa Nyx. Juntos, arquitetam terríveis planos. O passado vem à tona, influenciando escolhas fundamentais. A Morada da Noite é ocupada por criaturas demoníacas, que sob o comando de Kalona, um ser incrivelmente belo, mantém o domínio sobre quase todos os alunos e professores. O único lugar relativamente seguro para Zoey e seus amigos é um local escondido, subterrâneo, onde uma nova raça de vampiros habita. Parece não haver fim para os problemas que continuam a surgir. O mal se abate sobre o centro de Tulsa, gerando não só o caos terreno, mas também um grande e doloroso massacre. Será Zoey forte e sábia o suficiente para enfrentar tudo o que está por vir?

Essa série é um grande ponto de interrogação para mim, nunca sei o que esperar e os livros sempre me surpreendem de alguma forma, mas não necessariamente de uma maneira positiva... Caçada continua logo após o incrível desfecho de “Indomada”, com Zoey e seus amigos se refugiando nos tuneis que serviam de morada para os “novatos vermelhos”.
Nada é como já foi, no meio de outra reviravolta Zoey perde novamente seu “lar” e suas estruturas quando um anjo caído maléfico retorna a terra com a ajuda de Neferet, concretizando uma antiga profecia Cherokee, e traz consigo os seus horrendos filhos Raven Mockers. O mal está instalado na terra.
Tudo consegue ficar ainda pior quando por conta de um acidente que pode levar a vida de Zoey ela acaba tendo de voltar para a Morada da Noite, e assim a história tem seu seguimento.
“A maior parte da viagem de volta foi tão sombria e silenciosa quanto Tulsa se tornara. Darius teve que se esforçar para manter o Hummer firme nas estradas cobertas de gelo, e Aphrodite só falava alguma coisa quando encontrava um galho pelo caminho ou para dizer que deviam virar nesta ou naquela direção. Damiem, tenso e calado, me segurava em seu colo, e as gêmeas, desta vez, não estavam tagarelando uma com a outra. Fechei os olhos, tentando controlar a tontura e a dor. Um torpor perturbadoramente familiar começou a me subir o corpo lentamente outra vez. Mas desta vez o reconheci e soube que seria muiti perigoso ceder, por mais atraente que parecesse. Desta vez eu sabia que esse entorpecimento era um disfarce da morte. Forcei-me a respirar fundo, apesar da dor que se irradiava por todo meu corpo.
Sentir dor era bom. Se doía, era porque eu não tinha morrido.
Abri os olhos e limpei a garganta, fazendo esforço para falar. Aquele barato de sangue e vinho já havia passado, e só me sentia exausta e consumida pela dor. – Não podemos nos esquecer de onde estamos nos metendo. Não é mais a Morada da Noite de antigamente. Não é nossa casa – minha voz saiu, mas soou estranha e rouca. – Além de manter nossos elementos perto de nós, acho que a coisa mais certa que podemos fazer é tentar falar a verdade o máximo possível sempre que nos fizerem perguntas.”
Prepare-se para voltar com força total ao dilema “Qual dos namorados eu quero desta vez?”, o que eu acredito que só mostre mais do quão imatura a protagonista Zoey pode ser, o que entra em conflito muitas e muitas vezes com o que é dito sobre ela. A garota que é tão forte e poderosa, ou pelo menos é o que devemos acreditar, mas faz coisas tão infantis que me deixaram com uma grande descrença sobre ela. Espero que haja uma evolução nessa questão amorosa nos próximos volumes porque lidar com vários garotos e criancices pode ser bastante entediante.
A construção das outras personagens nesse livro ficou bastante crua, inclusive personagens que eu gostava muito me desencantaram neste volume, como o Erick e o Heath. A única que se salvou parcialmente foi a Aphrodite, que manteve seu humor negro e não se tornou um anjo da noite pro dia, o que deixou as coisas um pouco menos surreais. Em relação aos outros, muitas vezes me deparei com exageros sem tamanho e coisinhas bastante desnecessárias.
Eu gostaria muito de ter lido este livro em inglês para ver se melhorava um pouco porque a tradução estava visivelmente ruim, as expressões ficaram bem chatinhas e forçadas, tirando o fato de terem perdido a mão e exagerado nos palavrões. Não é implicância minha, mas tudo isso ficou inconveniente.
O final ainda salvou um pouquinho o livro e me impediu de dar 2 estrelas para ele, mas em geral o livro me decepcionou bastante, principalmente por que eu tinha grandes expectativas depois de “Indomada”. Estava tudo muito arrastado e repetitivo, inclusive pensei diversas vezes em desistir da leitura e não sei se realmente vale a pena continuar a ler a série, quem sabe um dia?! Apesar de tudo, houveram alguns fatores inexplorados que eu gostaria de conhecer melhor, como os novatos vermelhos, dentre outras questõezinhas que ainda tomam minha curiosidade. Posso dizer que foi uma leitura válida, mas por agora eu vou deixar a série quietinha aqui e seguir com outros livros.

E foi isso então pessoal, mil beijos e até a próxima ;)!                                   

5 comentários:

  1. Olá Maira!
    Gostei muito da sua resenha :)
    Quisera eu ter desistido da série logo no 5 livro, rs.
    Fui persistente e li até o nono. Mas estou na metade do nono desde 2012, rsrs.
    Acho que é uma série mais infantil e, infelizmente, enrolaram demais só para fazer vários livros.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem?
      Que bom que gostou *-*. Eu juro que tentei gostar do livro, mas sabe quando não vai pra frente?! Um dia eu ainda vou criar coragem e terminar a série como uma boa brasileira, só pre ver se realmente há algo pra ser aproveitado.
      Pois é, acho mesmo que o livro poderia ser classificado como infanto-juvenil pela história, mas teria de passar por uma bela revisão porque as autoras não medem esforços pra soltar palavrões, hahahaa.
      Beijinhos!!

      Excluir
  2. Oi Maira, tudo bem?

    Essa série também me parece "confusa". Eu gostei tanto dos primeiros livros, mas chegou um momento em que tudo passou a me deixar brava: a mocinha que gosta de todo mundo, a história que dá voltas e voltas, e a morte de um personagem que eu adorava :(

    Ainda assim, li até o sétimo livro, se não me engano, e algumas vezes tenho um pouco de vontade de retomar a leitura só pra ver o que as autoras estão aprontando, rsrs

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Paola! Tudo ótimo e com você??
      Eu também fiquei bastante decepcionada com as reviravoltas que nunca dão em lugar nenhum e as atitudes da Zoey, mas ainda não me deparei com nenhuma morte assim tão inaceitável, essa parte é novidade pra mim, hahaa.
      Um dia eu espero continuar a série, só pra ver no que dá e talvez quem sabe eu ainda possa me surpreender com o rumo que as coisas tomaram, mas por agora acho melhor evitar um pouco a série e esperar um momento mais oportuno.
      Que incrível você por aqui, adoro o seu blog e fico muito feliz pela sua visita *-*. Volte sempre que quiser!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi Maira. Menina eu também desisti da série, mas no décimo livro.. é sempre a mesma receita para todos... 90% enchendo linguiça e só nas últimas páginas acontece algo legal.. mas ai o livro acaba sem terminar de contar tudo.. tem que esperar até o próximo... A mesma coisa estou achando das Crônicas da Sookie Stackhouse.. Li a saga mas tem a mesma receita.. acaba cansando demais.

    Beijão

    ResponderExcluir

...

...

...

...